sexta-feira, 24 de abril de 2015

Governo cancela programa de financiamento para cooperativas


Governo cancela programa de financiamento para cooperativas

O governo revogou o Programa de Capitalização de Cooperativas de Crédito, o Procapcred, linha de crédito do BNDES que visava fomentar a ação dessas cooperativas. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (23) pelo Conselho Monetário Nacional, composto pelos ministros da Fazenda, Planejamento e Banco Central. Segundo a Fazenda, os recursos desse programa serão absorvidos por outras linhas de financiamento do BNDES.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Comissão aprova título de patrono do cooperativismo brasileiro para Padre Theodor Amstad

Padre Theodor Amstad “Patrono do Cooperativismo Brasileiro”

 A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (15), o Projeto de Lei 4280/12, do deputado Giovani Cherini (PDT-RS), que declara o padre Theodor Amstad “Patrono do Cooperativismo Brasileiro”. O parecer do relator, deputado Marcelo Matos (PDT-RJ), foi favorável à proposta. Ele destaca que Theodor Amstad (1851-1938) é considerado o introdutor do cooperativismo no Brasil. O suíço de origem germânica chegou ao Brasil em 1885 e prestou assistência econômica, social e cultural, como padre, a colonos agrícolas de origem germânica na então Província do Rio Grande do Sul.
Ele impulsionou a fundação de associações, de cooperativas e de caixas de assistência mútua de lavradores na província. “Também foi pioneiro ao elaborar, em 1903, diretrizes sobre o cooperativismo no Brasil”, afirmou Matos.
O deputado destacou que a assembleia legislativa gaúcha já concedeu ao padre o título de “Patrono das Cooperativas do Rio Grande do Sul”, mediante a Lei Estadual 11.995/03.
Tramitação

A proposta será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Deputados criam Frente Parlamentar do Agronegócio e Cooperativismo

Campo Grande (13/4) – Os deputados estaduais decidiram criar uma Frente Parlamentar em defesa do Agronegócio e Cooperativismo em Mato Grosso do Sul. A intenção é propor discussões de políticas públicas e privadas para este setor, podendo ter a participação neste grupo de órgãos, entidades e empresas da sociedade civil.
A criação foi oficializada no dia 9, em publicação no Diário Oficial da Assembleia Legislativa, com a assinatura do presidente, Junior Mochi, do 1° secretário Zé Teixeira e do 2° secretário, o deputado Cabo Almi. A Frente Parlamentar irá buscar o fortalecimento do agronegócio e cooperativismo no Estado, sendo que este grupo de trabalho não tem distinção de siglas partidária, e segue a defesa de temas em comum.

Os deputados que participarem irão escolher o coordenador e os outros dois subcoordenadores. (Fonte: www.campograndenews.com.br)

Roberto Rech assume presidência do SINTARGS

Secretários de Estado, deputados federais e estaduais, entidades e técnicos participaram do evento.

Com o Auditório da FEPAGRO completamente lotado tomou posse, no dia 11 de abril, a nova diretoria do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do RS – SINTARGS, para o triênio 2015-2018.  O novo presidente, Técnico Agrícola Luiz Roberto Dalpiaz Rech, assumiu a entidade em substituição a Carlos Coelho. O novo presidente fez uma saudação especial aos três secretários de Estado presentes (SDR, Educação e Agricultura) pela formação de um grupo inter-setorial entre as secretarias, que irá fazer um levantamento técnico sobre a realidade das escolas técnicas agrícolas do RS, suas necessidades e potencialidades. Rech também fez um agradecimento a todos os membros diretoria, em especial ao colega Carlos Coelho que, através da sua liderança, consolidou o movimento dos Técnicos Agrícolas junto à sociedade gaúcha. “Além de ter permanecido no SINTARGS, como vice-presidente, o Coelho é dirigente da ATABRASIL, portanto, o nosso grande representante à nível nacional, onde já atua junto aos órgãos federais e, em especial, no Governo e Congresso Nacional, na garantia dos direitos dos técnicos e, em especial, na criação do Conselho Profissional dos Técnicos”, afirmou o dirigente. 
A nova diretoria dará sequência ao trabalho desenvolvido até então, que busca sempre a valorização e o reconhecimento do Técnico Agrícola, tanto no setor público como no setor privado, tendo como uma das principais bandeiras o desmembramento do Conselho dos Técnicos Industriais e Agrícolas do sistema CONFEA/CREA, a aprovação do Piso Nacional da Categoria, cujo projeto de lei tramita no Congresso Nacional, e, a manutenção da filantropia da EMATER. 
Fundado em 1987, com sede em Porto Alegre, o SINTARGS representa 11 mil Técnicos Agrícolas de um universo de 30 mil profissionais que atuam no setor agropecuário trabalhando, especialmente, na EMATER, Secretaria Estadual da Agricultura, IRGA, cooperativas agrícolas, instituições de ensino, municípios, aviação agrícola bem como nas suas propriedades. Com abrangência estadual, a entidade possui 28 Regionais Sindicais, no interior do Estado.
Encontro antecedeu a posse – A posse foi antecedida por dois painéis e contou com a participação do Deputado Federal, Giovani Cherini; o deputado Federal Heitor Schuch e o Secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio José Minetto.
No primeiro painel, coordenado por Air Nunes dos Santos, o deputado Schuch e o secretário Minetto, onde abordaram a luta pela manutenção da filantropia da EMATER.  Já no segundo painel, coordenado por Carlos Coelho, o tema foi a criação do Conselho Profissional dos Técnicos. O deputado Cherini fez uma explanação sobre todo o processo de criação do mesmo, iniciado no Ministério do Trabalho, a seu pedido, bem como às audiências realizadas, juntamente com a FENTEC e a ATABRASIL, visando consolidar a proposta junto ao Governo e ao Congresso Nacional.

Participaram da posse da diretoria do SINTARGS, Deputado Federal, coordenador da Bancada Gaúcha, Giovani Cherini; deputado Federal Heitor Schuch; Deputado Estadual e Técnico Agrícola Elton Weber; deputado estadual Gilmar Sossella; suplente de deputado estadual Flávio Lammel; Secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio José Minetto; Secretário da Educação, Vieira da Cunha;   Secretário Estadual da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo;  assessor do Ministro do Trabalho Dr. Manoel Dias, Fabio Batistelo; presidente da FENTEC/OITEC-Organização Internacional dos Técnicos, Ricardo Nerbas; dirigentes da AGPTEA - Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola, presidente Sergio Luiz Crestani; chefe de gabinete da Fepagro, Arceli da Silveira; chefe de gabinete da Emater, Jorge Siebert; vice-presidente da CNPL – Confederação Nacional das Profissões Liberais, João Alberto Araújo Fernandes; representante da CGTB/RS, Eder Pereira; chefe de gabinete do deputado Edson Brum, Lodi Kalil;  presidente da Associação dos Ex-alunos da ETA – AETA, Edegar da Silva; Diretor da Secretaria Estadual de Obras, Francisco Alves; Presidente e Diretor da ARTFLOR, Rogéria Comin e Fanor Pazzini; Prefeito de Três Arroios, Lirio Zarichta; assessor do Deputado Estadual Paulo Roso, Paulo Dias;  diretor da ETA-Escola Técnica de Agricultura, Evandro Cardozo; Diretor do Sindag - Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola, Nelson Coutinho Peña; presidente do Sintagri – Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina, Antonio Tiago da Silva; diretor do Sintec-RS - Sindicato dos Técnicos Industriais do RS,  Marcelo Valandro;   representante do Sistema Ocergs/Sescoop, josé Zigomar Vieira dos Santos; colaborador da SMAM Bagé, Dr Amaro Robaina; presidente da ANTEFFA-BA, José Bezerra da Rocha; presidente do CREA-RS, Engº Melvis Barrios Júnior; e, sócio da  COOPATER, Raimundo Diniz.