quinta-feira, 28 de maio de 2015

Ocergs divulga datas dos Seminários das Frencoops Municipais


A Ocergs divulgou o calendário dos seminários das Frentes Parlamentares de Apoio ao Cooperativismo, que acontecem de maio até outubro de 2015. O primeiro encontro acontece no dia 29 de maio, no município de Farroupilha, e reunirá vereadores e cooperativistas no Centro de Formação São João – Rodovia dos Romeiros, 1211 (estrada para Caravaggio). As próximas etapas serão nos seguintes municípios e datas:
Santa Rosa - 24/07/2015
Não-Me-Toque - 21/08/2015
São Sepé - 18/09/2015
Porto Alegre - 16/10/2015

Luiz Junior

terça-feira, 26 de maio de 2015

ROBERTO RECH FALA SOBRE RADIESTESIA

Roberto Rech fala sobre Radistesia, a Casa Saudável. A Rede Aquarius na TV tratando dos usos práticos da radiestesia como forma terapêutica, em residências e em empresas. A Radiestesia está ao nosso alcance e é uma ferramenta muito importante. Convidados como Roberto RechDioméry BobsinCelestina Marques GonçalvesAndréia PreveIsnar Amaral trarão conhecimentos importantes e totalmente possíveis de colocarmos em prática já! 

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Curso de Gestão de Cooperativas obtém nota máxima em avaliação do MEC


O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) obteve conceito 5, nota máxima dos avaliadores do MEC. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira, 8, o qual destaca no currículo do curso a “integração da educação ambiental às disciplinas de modo transversal, contínuo e permanente, expressa em atividades curriculares”.
Os avaliadores estiveram na UFRN entre os dias 3 e 6 de maio, e aprovaram três aspectos do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.

O curso de graduação tecnológica em Gestão de Cooperativas é vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e teve seu projeto pedagógico aprovado pela resolução 240/2012 do Consepe. Anualmente, oferta 60 vagas, com turmas nos turnos matutino e vespertino e carga horária total de 1900 horas. 

COMO TRABALHAR O LIVRO "O MENINO QUE COOPERAVA"


terça-feira, 5 de maio de 2015

Ato cooperativo é uma das prioridades da Frencoop e da OCB

As diretorias da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) se reuniram no dia 29 de abril, na Casa do Cooperativismo, em Brasília, para discutir as prioridades a serem trabalhadas no âmbito do Congresso Nacional e do Poder Executivo. Dos assuntos que mais demandaram o grupo, a regulamentação do adequado tratamento tributário ao ato cooperativo (PLP nº 271/2005 estivere no topo da lista.
ATO COOPERATIVO – O presidente da Frencoop, deputado Osmar Serraglio (PR) e o vice-presidente da Frente, deputado Giovani Cherini (RS) são os relatores das duas comissões que avaliam o PLP nº 271/2005, em regime de urgência no plenário da Câmara.
Os parlamentares defenderam a necessidade da criação de um grupo de integrantes da Frencoop para debater a matéria junto ao Poder Executivo. “A Câmara dos Deputados tem toda a intenção de votar a matéria. Agora, vamos trabalhar para que o Poder Executivo retome as discussões sobre o tema na busca de um texto consensual”, comentou o deputado Serraglio.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, ressaltou a importância da matéria para o cooperativismo. “O projeto define um tratamento tributário adequado ao ato cooperativo que atenda às especificidades da natureza jurídica deste modelo societário, pendente desde 1988. Assim, evita-se que um mesmo fato gerador seja tributado em duplicidade tanto na pessoa jurídica da cooperativa, quanto na pessoa do associado, na hora da prática de atos cooperativos, nos mais diversos ramos do cooperativismo”.