segunda-feira, 20 de março de 2017

Parabéns cooperativa Piá

Parabéns cooperativa Piá 

A Cooperativa Piá inaugurou nesta sexta-feira a ampliação de sua nova fábrica de iogurtes em Nova Petrópolis, investimento de R$ 85 milhões. A cooperativa passa a ter 450 toneladas por dia de fermentados (bebidas lácteas e iogurtes), manteiga, requeijão, doce de leite e doce de frutas. Essa capacidade é o triplo da atual, que chega a 150 toneladas por dia, e vai beneficiar os produtores rurais da região. 

sexta-feira, 3 de março de 2017

ALIVIO PARA EMPRESAS E COOPERATIVAS

A “salvação” de muitas empresas e cooperativas gaúchas passa pela aprovação do Projeto de Lei nº  993/2011, de autoria do deputado federal Giovani Cherini,  em tramitação no Congresso Nacional que trata da liberação para as empresas de recursos creditados na Caixa Econômica Federal relativo às distorções no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aos Planos econômicos Bresser e Collor. O PL ultrapassou a primeira barreira e foi aprovado pela Comissão  de  Trabalho. Lamentavelmente está parado na Comissão de Finanças faz mais de três anos. O Dr Nielon Escouto, um dos mentores do projeto, não entende porque, no momento que tratam do FGTS dos empregados, contas inativas, os empregadores, justamente os que dão sustentabilidade como recolhedores dos tributos que sustentam a  nação e, por óbvio, o emprego não são lembrados. os empregadores desconhecem o valor total do qual teriam direito. Estima-se que sejam Bilhões. 

RENOVAÇÃO DA FILANTROPIA DA EMATER


O Coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, deputado Federal Giovani Cherini (PR), já dá como certa a renovação da filantropia da EMATER, que vence no dia 11 de março. A articulação da Bancada Gaúcha com o Governo Federal e, em especial, com o Ministro  do Desenvolvimento Social, Deputado Federal Osmar Terra, leva a crer que, mais uma vez, o serviço da Assistência Técnica e Extensão Rural estarão garantidos por mais alguns anos.  O deputado credita o êxito da renovação ao Governador Sartori que, através da SDR, tem buscado uma solução para que as 250 mil famílias de agricultores, em especial os familiares, os assentados da reforma agrária, os indígenas, os quilombolas, e os 2.,5 mil funcionários, não sejam prejudicados. Por outro lado, Cherini voltou a exigir da direção da EMATER, uma solução para o impasse entre o Sindicato dos Técnicos Agrícolas e a empresa. No mês passado o deputado cobrou, através de ofício, o fim da discriminação dos técnicos agrícolas. A resposta da EMATER, por meio do Of GP/Nº 017/2017 não satisfez o deputado por conter informações distorcidas em relação às que o SINTARGS passou a ele. “Caso não tenhamos uma solução, ainda neste mês de março, vou sugerir que a Bancada Gaúcha discuta este tema chamando, para a reunião, a direção da EMATER e a do SINTARGS.  “Acho difícil a diretoria da empresa justificar o fato de que só os técnicos agrícolas não merecem receber o mesmo aumento que foi concedido aos demais funcionários”, afirma Cherini. A direção da EMATER concedeu 9,3% para todas as categorias e oferece (não pago), apenas, 3,03% para os técnicos agrícolas.