sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

COOPERAÇÃO (sempre foi) É A SOLUÇÃO

Deputado Federal Giovani Cherini – Coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso nacional. Presidente do PLRS. Graduado e Pós-graduado em Cooperativismo.

 

Quando presidi a Assembleia Legislativa, em 2010, sob o lema Cooperação o Rio Grande acima das diferenças, reunimos, por algumas vezes, à mesma mesa, a Governadora Yeda Crusius, a procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, os presidentes do Tribunal de Contas do Estado, João Osório Ferreira Martins, do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Leo Lima, e a defensora Pública do Estado, Maria de Fátima Záchia Paludo. Estava lançada a ideia da união dos poderes. Estava lançada a ideia de um Rio Grande acima das diferenças. Naquela oportunidade, ajudamos a melhorar o cenário político, o que não teria sido possível sem o aprofundamento das relações com os demais Poderes e com as diversas representações da sociedade. O Palácio Farroupilha foi palco de inúmeras audiências com servidores, empresários e comitivas de diversos rincões do Estado.

Que tal reativarmos o espírito cooperativo? As pessoas precisam dar as mãos e viver em cooperação. Estamos vivendo num mundo completamente fragmentado, onde é constante a luta de uma ideologia contra outra, uma classe contra a outra, um segmento contra o outro, o que faz aumentar o afastamento de familiares, indivíduos e comunidades entre si, aumentando o distanciamento, o alheamento e a competição destrutiva. Não podemos negar a nossa tradição divisionista destacada até pelo saudoso cantor Teixeirinha quando afirmou que “Deus é gaúcho, de espora e mango, foi maragato ou foi chimango”. Colorados de um lado, gremistas de outro. Não vamos conseguir a união, a compreensão, a harmonia, acabar com os desentendimentos, se cada um de nós se isolar numa ideologia, num princípio, ou numa disciplina, num segmento, numa crença, num dogma – quando não num preconceito! – desprezando o princípio da cooperação, que significa agir juntos, construir juntos, sentir juntos, ter algo em comum, livremente, aparando as arestas, os recursos vários, e não se isolando por causa das diferenças, sobretudo, as diferenças partidárias.  Viver em cooperação é viver com sustentabilidade. A cooperação deve ser uma série de ações como resultado de uma profunda consciência de união, de fraternidade, de parceria, na convicção de estar juntos e atuando juntos para o bem do nosso Rio Grande. A cooperação é a solução. Eu já estou fazendo a minha parte.