quarta-feira, 9 de julho de 2014

Ajustar-RS auxiliou cooperativas na regularização de dívidas

A Cotrijui foi uma das cooperativas beneficiadas pelo AJUSTAR/RS

É SEMPRE BOM LEMBRAR. No dia 13 de maio de 2010, como diretor do Fórum Democrático de Desenvolvimento da Assembleia Legislativa, participei, juntamente com o presidente da Casa, deputado Giovani Cherini, de uma importante reunião para debater a questão do endividamento das cooperativas agropecuárias. Estavam presentes representantes do setor cooperativado, das secretarias de Estado da Fazenda e de Relações Institucionais, e chefia da Casa Civil. Cherini buscava conseguir tratamento diferenciado às cooperativas, para que houvesse igualdade de condições com as medidas implementadas na esfera federal, a exemplo do Pronaf. No dia 1º de julho já entrava em vigor o Programa de Refinanciamento de Débitos com ICMS, o Ajustar-RS, auxiliando na regularização das dívidas tributárias de cooperativas.
Importante destacar que o AJUSTAR/RS foi enviado a Assembleia Legislativa depois que o deputado Giovani Cherini, então presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo, teve emenda de sua autoria ao PL 353/2009, do Poder Executivo, referente ao cancelamento de créditos da Fazenda Pública, vetada pela governadora Yeda Crusius. A proposição de Cherini previa prazo de 180 meses para o pagamento dos débitos tributários pelas cooperativas.

O que é o Ajustar-RS : O programa prevê que dívidas de ICMS vencidas até dezembro de 2009 possam ser pagas com 60 % de desconto nos valores relativos a juros e correção monetária. Além disso, para pagamentos à vista, há um desconto de 50% sobre o valor da multa, que vai diminuindo conforme o número de parcelas que o contribuinte utilizar para regularizar o débito. O prazo para pagamento será de até 120 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário