quarta-feira, 23 de julho de 2014

Encontro das Frencoops Municipais em Bento Gonçalves


 
Tive o privilégio de Coordenar, por 15 anos, a FRENCOOP na Assembleia Legislativa. Presidida pelo deputado Giovani Cherini (hoje vice-presidente da  FRENCOOP Nacional), instalamos, neste período, 72 Frencoops Municipais. 
 
O Sistema Ocergs-Sescoop/RS promoverá nos dias 30 e 31 de julho o Encontro das Frencoops Municipais, que ocorrerá em paralelo à programação do XVI Seminário Gaúcho do Cooperativismo. O evento será realizado no Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves.

A abertura oficial do Encontro das Frencoops Municipais ocorrerá no dia 30 de julho, às 14h, com discurso do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e do presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs), Silomar Garcia.

A programação do primeiro dia inclui as conferências do desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), Genaro Borges - que discorrerá sobre o tema “O parlamento e o cooperativismo”, e do ex-conselheiro do Tribunal de Contas do RS (TCE-RS), Hélio Saul Mileski, que abordará o tema “Controles públicos e o papel dos vereadores”. Além da explanação dos conferencistas também haverá a apresentação de cases das Frencoops Municipais.

No segundo dia do evento (31), ocorrerá a conferência do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Cezar Miola, que irá tratar do tema “Os Tribunais de Contas e a Ação dos Vereadores em suas Comunidades”.

O que é a Frencoop
As Frencoops municipal, estadual e federal atuam integradas ao Sistema Cooperativista – Ocergs – Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul e ao Sescoop/RS – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul, através de ações conjuntas que fortaleçam a educação associativista e cooperativista, visando à promoção social dos trabalhadores e dos associados das cooperativas em todo o município.
A Frencoop, em conjunto com o Sistema Cooperativista, tem como objetivos principais promover o desenvolvimento sustentável pela cooperação e seguir os princípios gerais do cooperativismo, que são: democracia, justiça social, cidadania, ética, solidariedade, autonomia, preservação ambiental, qualidade e produtividade, profissionalismo e credibilidade; apoiar e participar das ações cooperativas na comunidade, promovendo a integração das entidades que visam ao desenvolvimento e ao fortalecimento do cooperativismo e associativismo no município; aperfeiçoar e complementar a legislação que envolve matéria de interesse do Cooperativismo Municipal, apoiando e agilizando projetos que almejem ao desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo no município; fiscalizar os atos do Poder Executivo que dizem respeito ao cooperativismo, discutindo, acompanhando e sugerindo medidas que permitam o desenvolvimento do Cooperativismo Municipal; e apoiar a integração entre cooperativas e entidades comunitárias relacionadas ao Cooperativismo.
Fonte: site OCERGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário