segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Sistema Sicoob desembarca em Porto Alegre


No dia 17 de janeiro de 2017 foi inaugurada a primeira agência do Sistema Cooperativo do Brasil – Sicoob na cidade de Porto Alegre. Em uma cerimônia de inauguração em que estive presente o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Periusfoi descerrada a fita inaugural de uma moderna agência do Sicoob, que chega no Estado através  da Cooperativa Sicoob Justiça, a qual filiou-se ao novo sistema há pouco mais de um ano.
A nova agência está localizada na sala 12, no andar térreo do empreendimento Tend City Center, com acesso pelas avenidas Ipiranga, Borges de Medeiros e Manoelito de Ornellas, em frente ao Foro Central II de Porto Alegre.
O Sicoob é o maior sistema Cooperativo de Crédito do Brasil e é a sexta maior rede entre as instituições financeiras que atuam no país, está presente em todas as unidades da federação, possui mais de 3,5 milhões de associados e 2.548 pontos de atendimento.
Em seu discurso de apresentação, o Senhor Olavo Lazzarotto, gerente administrativo da Central Sicoob SC/RS, declarou que o Sicoob ocupa o sétimo lugar do Ranking do Sistema Financeiro Nacional em patrimônio líquido, com 14,9 bilhões de reais, tendo alcançado no primeiro semestre de 2016 36,2 bilhões em operações de crédito e 70 bilhões em ativos totais.
Olavo também informou que o Sicoob oferece a seus associados, através de suas Cooperativas de Crédito, uma moderna tecnologia de atendimento, sendo que seu Mobile Banking foi premiado pelo Relatório Bancário 2015 como o melhor aplicativo de instituições financeiras do Brasil, na categoria Autoatendimento.
Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas de cartões, consórcios, DTVM, seguradora, previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para as cooperativas filiadas.


As cooperativas inseridas no Sistema oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.

AURORA ESTÁ ENTRE AS MAIS AMADAS DO BRASIL


A Cooperativa Central Aurora Alimentos (Chapecó/SC) é a segunda empresa mais amada do Brasil, segundo depoimentos de pessoas que trabalham na organização e, também, de ex-funcionários. O estudo foi elaborado e divulgado pelo site de carreira Love Mondays, no qual constam as 50 empresas que têm os funcionários mais felizes e satisfeitos no Brasil. O site é tido como uma referência de pesquisa para profissionais que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho.
Com um índice elevado de satisfação geral, nota de 4,382 para um limite de 5,0, o qual considera vários quesitos, a Aurora é recomendada por mais de 95% dos colaboradores a seus grupos de amigos como uma boa empresa para se trabalhar. O vice-presidente da cooperativa Neivor Canton destaca que o resultado confirma que a organização está no caminho certo em termos de gestão de recursos humanos.
A classificação

Para a elaboração do ranking, foram consideradas as empresas com mais de 50 avaliações publicadas por atuais colaboradores e ex-funcionários. Além da nota geral, também é possível verificar satisfação em relação à remuneração, benefícios, oportunidades de carreira, cultura da empresa e qualidade de vida. Os principais setores da economia brasileira entraram na avaliação, destacando-se os segmentos farmacêutico, TI e telecomunicações, alimentos, construção e bens de consumo, entre outros.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

EDUCAR PARA COOPERAR


Educar para Cooperar - Tem gente fazendoa contecer. Assista esta video o conheça o que está sendo feito pela Escola Concórdia, de Santa Rosa.

http://webtvsul.com.br/atualidades/2325-jaqueline-boz-educar-para-cooperar

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

O COOPERATIVISMO NO CONGRESSO NACIONAL


O ano de 2016, segundo o deputado Osmar Serraglio, 
presidente da  Frencoop no Congresso Nacional.

Segundo ele, 2016 foi bastante representativo para a atuação da FRENCOOP no Congresso Nacional, por dois motivos principais: “o primeiro deles é o fato de estarmos completando 30 anos da instituição da Frencoop no Congresso Nacional, sendo esta responsável, junto à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), pela inclusão das previsões constitucionais de apoio e estímulo ao cooperativismo e pelo reconhecimento do adequado tratamento tributário ao ato cooperativo, além é claro, por uma série de conquistas no marco regulatório do cooperativismo desde então.

O segundo motivo de alegria vem pelo fato de que, mesmo em tempos de crise, conseguimos acumular uma série de conquistas legislativas para o cooperativismo durante 2016. Destaco, de maneira especial, o seguinte: o fim da cobrança de contribuição previdenciária pelo tomador de serviços de cooperativas de trabalho, por meio da Resolução nº 10/2016 do Senado Federal; o devido reconhecimento do ato cooperativo na legislação que tratou sobre a produção integrada, com a sanção da Lei nº 13.288/2016; a continuidade de descontos na compra de energia para cooperativas de eletrificação, por período definido, com a sanção da Lei nº 13.360/2016; e o avanço da tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 100/2011, que possibilita que os entes públicos municipais possam depositar suas disponibilidades de caixa nas cooperativas financeiras”.