quarta-feira, 26 de julho de 2017

Cooperativas gaúchas e a economia - Vergilio Perius

A preocupação com a comunidade está e sempre esteve no DNA dos cooperativistas. E por essa natureza colaborativa, o movimento cooperativista viu a oportunidade de unificar seus esforços em uma grande corrente do bem. Foi assim que surgiu o Dia de Cooperar, mais conhecido como Dia C. O Dia de Cooperar nasceu em Minas Gerais, em 2009, e logo ganhou o Brasil. Nessa trajetória, o passar dos anos foi crucial para transformar o Dia C em um grande programa nacional capaz de promover iniciativas socioambientais e assim transformar realidades em todo o País. Mais recentemente, o Dia C ganhou força ao contribuir com seus projetos para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para quem ainda não os conhece, são 17 objetivos e 169 metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) por um mundo mais justo e menos desigual, que devem ser atingidas pelos países signatários até 2030. E as cooperativas, preocupadas com o legado que vão deixar para as próximas gerações, oferecem voluntariamente sua contribuição por meio de projetos que iniciativas, conforme a necessidade local. Em 2017, a meta é beneficiar mais de um milhão de pessoas em projetos contínuos. Os números não nos deixam mentir sobre a efetividade do Dia C. Em 2016, 1.278 cooperativas desenvolveram 1.180 projetos com a mobilização de mais de 86 mil voluntários. Essas atividades foram realizadas em 777 cidades espalhadas por todos os estados e no Distrito Federal. Somente no Rio Grande do Sul, foram 121.774 pessoas atendidas. Portanto, as cooperativas possuem um impacto muito positivo nos locais em que estão inseridas e, consequentemente, colaboram por um mundo justo e igualitário. A preocupação de todos nós, cooperativistas, está focada no mundo que vamos deixar para as próximas gerações.

Presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS

Jornal do Comércio 

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Dia C 2017 bate recorde de público em Porto Alegre


As cooperativas gaúchas participaram da maior rede cooperativista de voluntariado do País, o Dia de Cooperar (Dia C), em alusão ao Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado de julho. Em 2017, o projeto, que tem o apoio do Sescoop/RS e do Sistema OCB, contou até o momento com mais de 7 mil voluntários de 137 cooperativas e entidades parceiras, totalizando mais de 200 mil pessoas beneficiadas em 120 municípios gaúchos.
Em Porto Alegre, uma grande festa de voluntariado e solidariedade aconteceu em frente ao Mercado Público Municipal. A programação começou com a formatura de 19 alunos do Programa Aprendiz Cooperativo no palco, que receberam o certificado de conclusão do curso de Auxiliar Administrativo. Durante o dia, a população contou com diversos serviços gratuitos de saúde, educação e cidadania para cerca de 25 mil pessoas que passaram pelo local das 9h às 17h.
Com espírito cooperativista do início ao fim, a população participou de campanha de incentivo à doação de órgãos, educação financeira, medição de pressão, massagem relaxante, corte de cabelo, manicure, CPF e emissão de documentos, oficinas de artesanato, hortas urbanas, sobre voluntariado e sustentáveis, campanha de incentivo à doação de sangue, além de receber orientações sobre o cooperativismo, reciclagem. O público presente também teve a oportunidade de prestigiar diversos shows como Grupo Zueira, Lucas e Felipe, Thomas – vencedor do The Voice Kids, Pedro Ortaça, Rafael Malenotti e Mc Jean Paul.
João Campelo, transplantado bilateral de pulmão há dois anos participa da campanha de conscientização à doação de órgãos da Unicred Porto Alegre e deu seu depoimento a todos os participantes. Com o tema “Organs of Thrones: Entre para o clã que salva vidas. Seja um doador”, a campanha chama atenção pela temática, mostrando que também é possível cooperar para salvar vidas.
A educadora ambiental e responsável pelo projeto “A Turminha da Reciclagem” no Rio Grande do Sul, Samara Arsego Guaragni, da Cooperativa Central Aurora Alimentos é voluntaria desde a primeira edição do Dia C, em 2015 e conta como se sente. “Sinto que estou cumprindo o meu dever. Não estou apenas me doando e fazendo o bem para os outros, mas me sinto muito bem. Aprendo muito mais do que ensino, inclusive a valorizar as coisas simples da vida”.
Em todo o estado, as cooperativas também promoveram ações de comemoração do Dia C. O evento acontece em todo o Brasil e comemora o Dia Internacional do Cooperativismo.

Fonte: assessoria de imprensa OCERGS