sexta-feira, 24 de maio de 2019

AÇÕES PELO COOPERATIVISMO CONFEREM AOS DEPUTADO GIOVANI CHERINI O TÍTULO DE "DOUTOR HONORIS CAUSA"



A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto

GIOVANI CHERINI É RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE PELA EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA 


A Universidade Albert Schweitzer, de Flórida, Miami, reconheceu o desempenho diante da Educação Cooperativista, realizada pelo Deputado Federal Giovani Cherini (PL/RS) na área do cooperativismo. 
Na noite deste sábado, 18, o Líder foi reconhecido com a mais alta condecoração que uma Universidade pode oferecer a uma personalidade, Título de Honra Dr. H.c. em “Educação”, e em “Terapias Integrativas e Complementares” o título de mais alto nível, como “Conselheiro Permanente da Universidade”, válida mundialmente.

Quanto ao título como Educador o Deputado vem trabalhando há 40 anos pelo ensino cooperativista e pelo cooperativismo, pois Cherini é também um Educador Cooperativista que já lecionou nas escolaridades de graduação e pós-graduação deste seguimento.

A premiação na área de “Terapias Integrativas e Complementares” é em razão ao seu pioneirismo no Brasil em levantar o tema e amparar a causa. Cherini fez as Práticas serem reconhecidas e atualmente estão sendo implementadas na saúde pública, dentre elas, 29 Práticas que já são adotadas no Sistema Único de Saúde.

Com o título de “Conselheiro Permanente da Universidade”, Giovani Cherini se torna personalidade com maior nível de titulação no Brasil, podendo conceder aulas em universidades de todo o mundo. 
As diplomações foram assinados pelo Professor Dr. H.c. Multiplex, José Roberto Romeiro Abrahão, Ph.D. CEO e decano da Universidade Albert Schweitzer; e pela Professora Dr. H.c. Adriana de Sena Abrahão, Ph.D. e Vice-Presidente Executivo da Universidade Albert Schweitzer.

A CAUSA DA EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA
Em seu currículo, o Deputado carrega as seguintes certificações: Terapeuta Integrativo; Dr. H.c. em Educação - Educador cooperativista; Especialização em Educação Cooperativista, em Israel; Especialização em Economia Rural, na França; Especialização em Saúde Pública e Meio Ambiente, no Brasil; Professor nos cursos de graduação e Pós-graduação em Cooperativismo; Escritor, sendo autor de vários livros.

IDENTIFICAÇÃO COM AS PICS
Cherini é Coordenador da Frente Parlamentar de Práticas Integrativas em Saúde (PICS) do Congresso Nacional, responsável direto pela introdução de 29 PICS na Saúde, autor do Projeto de Lei que introduz as PICS na Lei do SUS, autor de vários Projetos de Lei para regulamentar as Práticas Integrativas no Brasil, idealizador das Práticas Integrativas em Saúde nos Municípios - PROSIM, e idealizador do Encontro Holístico Brasileiro que acontece há 14 anos em Porto Alegre.  




DISCURSO DOUTOR HONORIS CAUSA

Prezado professor Afonso Henrique Soares, na pessoa a quem saúdo todos os homenageados, autoridades e convidados presentes.

Minhas Senhoras e meus Senhores:

Receber os títulos que me foram concedidos generosamente pela ilustre Universidade americana ALBERT SCHWEITZER UNIVERSITY, é como receber um galardão de inestimável valor. Sinto-me honrado por ter sido agraciado com o TÍTULO DE DR. HONORIS CAUSA, QUE É CONCEDIDO APENAS POR UNIVERSIDADES DE reconhecido PRESTÍGIO.
Sei que para receber este importante título é preciso que o homenageado tenha se destacado ou exercido grande influência em determinadas áreas.    
Esta homenagem mostra que o caminho que escolhi percorrer foi a escolha certa – ou seja, me entregar totalmente a causa das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e a Causa da Cooperação – O QUE acabou por ME TORNAR MERECEDOR deste título.
Por isso, é com imensa alegria que compartilho com o meu Rio Grande e com o Brasil os Títulos de Doctor Honoris causa – in “Integrative and Complementary Therapies” e Doctor Honoris causa in “Education”,  que me foram entregues neste histórico 18 de maio de 2019 e que tem as mãos de três importantes entidades no campo das PICs, quão sejam: a FENAB - Federação dos Acupunturistas do Brasil, presidida pelo Professor Afonso Henriques Soares; O CRAEMG - Conselho Regional de Autorregulamentação da Acupuntura do Estado de Minas Gerais, presidida pelo professor Alexander da Silveira Assunção, e a SBA - Sociedade Brasileira de Acupuntura, presidida pelo Professor Jean Luiz de Souza.
Aos demais presentes, pemitam-me que eu me apresente, mesmo que de forma resumida.
Sou Deputado Federal, em meu 3º mandato. Fui Deputado Estadual por 4 mandatos. Presidi a Assembleia Legislativa do RS onde implementei o Programa COOPERAÇÃO – O RIO GRANDE ACIMA DAS DIFERENÇAS. Sou autor de 102 leis (âmbito estadual e federal), sendo a maior produção parlamentar na história dos parlamentos brasileiros. Coordeno, atualmente, a Bancada Gaúcha no Congresso Nacional.
Sou Graduado e pós-graduado em Cooperativismo. Pós-graduado em Saúde e Meio Ambiente. Especialista em Educação Cooperativista (em Israel). Especialista em Economia Rural (na França). Professor nos cursos de graduação e pós-graduação em Cooperativismo. Escritor e autor de diversas obras. Técnico Agrícola. Corretor de Imóveis. Educador Cooperativista – e, COMO EDUCADOR COOPERATIVISTA, percorri o Rio Grande do Sul para convencer os agricultores da necessidade de eles serem os gestores de um banco próprio. O SICREDI é uma realidade,  com mais de 4 milhões de associados e presente em 22 estados brasileiros.
Sou coordenador da Frente Parlamentar de Práticas Integrativas em Saúde e da Felicidade do Congresso Nacional – devendo ser reconduzido no dia 29 deste mês. Responsável direto pela introdução de 29 PICS na Saúde. Iniciei este trabalho muito antes da assinatura da primeira portaria,  exarada em 2006. Autor de vários projetos de lei para regulamentar as Práticas Integrativas no Brasil e idealizador das Práticas Integrativas em Saúde nos Municípios - PROSIM.
Sou terapeuta integrativo e idealizador do Encontro Holístico Brasileiro – Encontro das PICS, que acontece há 14 anos, em Porto Alegre (RS) e que, neste ano, contou com 8 mil inscritos. Fundei e presidi a Cooperativa Universidade de Líderes Juventude Sem Fronteiras, uma escola holística, que formou gratuitamente mais de 5 mil jovens dentro do paradigma holístico.
Talvez por tudo isso eu tenha o direito de me sentir merecedor desta honraria. É claro que essa condição me impulsiona a trabalhar cada vez mais em defesa da implementação das PICs no Brasil. Temos muito trabalho pela frente.  Sabemos que o Conselho Federal de Medicina está pressionando o ministro Dr. Luiz Henrique Mandetta acerca de algumas questões sobre o tema.
Segundo o Jornal o GLOBO, o governo pretende revogar todas as Portarias Governamentais e em seguida providenciar a reedição de todas elas. Como todos sabem, as 3 portarias disponibilizaram à população brasileira, como apoio ao atendimento em atenção básica no SUS, vinte e nove práticas, destacando-se, dentre elas, a acupuntura, a auriculoterapia e as práticas corporais chinesas.
A revogação das portarias já editadas indisponibilizaria à população as práticas já consagradas dentro do SUS e que no último ano atingiram, segundo informações do Ministério da Saúde, mais de 543 municípios, alcançando-se um total de HUM MILHÃO CENTO E OITENTA MIL procedimentos e atendimentos em acupuntura. Informamos que nesse trabalho existem mais de cinco milhões de profissionais envolvidos diretamente.
Tão logo assumiu o ministério, cobrei publicamente do ministro Mandetta a manutenção dessa política, que tem trazido a prevenção e tratamento de diversas doenças, minimizando gastos com tratamentos no SUS. Essa política é tão boa que até o Exército Brasileiro a adotou, ainda em 2010,  envolvendo vários profissionais de saúde com assistência em acupuntura.
E por falar em acupuntura, atendendo a sugestão das entidades representativas,   protocolamos no dia 14 deste  mês, o Projeto de Lei 2821/2019, que “ Dispõe sobre a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde e altera a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para incluir as Práticas Integrativas e Complementares no campo de atuação do SUS. Somente o reconhecimento, através de Lei, nos assegurará uma vida longa para essa política.
Também estamos lutando para assumir a relatoria do  PLS 1549/2003, que regulamenta o exercício da acupuntura. Infelizmente, a Bancada dos Médicos, numa ação corporativa,  vem atravancando a tramitação desse projeto há 16 anos. Com isso, cerca de  160 mil  acupunturistas e profissionais de todas as profissões de saúde estão sendo prejudicados.
No dia 29 de maio, às 11 horas, na Câmara do Deputados, vamos promover a reinstalação da Frente Parlamentar Mista de Práticas Integrativas em Saúde e da Felicidade. O evento terá a participação do Ministério da Saúde, Secretários Estaduais e Municipais da Saúde, dos parlamentares, terapeutas, profissionais da saúde e instituições envolvidas com as práticas integrativas, de todos vocês e deste que voz fala, agora, além de terapeuta, Doctor Honoris causa  em reconhecimento ao trabalho realizado, sobretudo, pela valorização e implementação das PICs no Brasil.
Sonho com a boa saúde dos brasileiros. Sonho com uma terra de pura harmonia. Colaboração onde antes havia competição. Amor incondicional onde antes havia interesses. Paz verdadeira onde antes havia disputas. Compaixão onde havia indiferença.
Meus profundos agradecimentos pelo reconhecimento do meu trabalho. Me sinto em júbilo neste momento. A todos agradeço a honrosa homenagem.






segunda-feira, 13 de maio de 2019

HISTÓRIA - Construção da Casa da Assembleia Legislativa no Parque de Exposições Assis Brasil - CASA DA COOPERAÇÃO







Construção da Casa da Assembleia Legislativa no Parque de Exposições Assis Brasil - CASA DA COOPERAÇÃO 

Roberto Rech – Diretor do Forum Democrático de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do RS - 2010


Justificativa:
Venho, pela presente, trazer relevantes considerações acerca da construção da Casa da Assembleia Legislativa no Parque de Exposições Assis Brasil, localizado no município de Esteio, valendo ressaltar, antes de mais nada, que neste parque se realiza anualmente a maior feira do agronegócio da América Latina – EXPOINTER.

A sede da Expointer possui área de 141 hectares, com toda a infra-estrutura para receber seus visitantes e expositores. O Parque conta com 45,3 mil metros quadrados de pavilhões cobertos, 70 mil metros quadrados de área para exposição, 7 mil vagas para estacionamento interno com seguro, 19 locais para julgamentos, 9 locais para leilões, restaurantes e lancherias, posto médico, auditórios, agências bancárias e de câmbio, agências de turismo, postos de correio, telefones públicos, internet, etc.

A grandiosidade da Expointer se verifica, além das vultosas negociações, com a comercialização de animais, maquinários e implementos, pela realização de mais de 400 eventos paralelos, seminários, palestras técnicas, premiações, provas de animais, shows, lançamentos de novas tecnologias e demais atrações, que garantem o sucesso desta exposição perdurar por mais de 32 anos.

Na edição 2009 participaram todos os 26 estados brasileiros, com expositores de máquinas e animais e delegações, bem como representantes de diversos países: México, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Suíça, Turquia, Venezuela, Quênia e Zâmbia.

Diante de todo o exposto, mostra-se cristalina a necessidade e a importância da participação da Assembleia Legislativa no evento, o que vem ocorrendo há muitos anos.

Considerando os gastos que o Poder Legislativo vem despendendo nas suas inúmeras participações na Expointer, quantia aproximada de R$ 70.000,00 (setenta mil reais) por ano, e a relevância do evento, mostrou-se premente a busca de  soluções que tornasse a atividade da Assembleia mais efetiva e menos onerosa.

Chegou-se, por consenso, através de votação unânime da Mesa Diretora da Casa, que seria válida a construção da Casa da Assembleia na Expointer, projeto orçado em aproximadamente R$ 400.000,00, valor equivalente ao gasto que seria efetuado em 6 edições do evento.

Além da questão econômica, que resta evidente no quadro em tela, outros fatores merecem destaque para que o projeto saia do papel e se torne realidade.

A área onde será construída a Casa da Assembleia está localizada em um dos mais valorizados pontos do parque, com fácil acesso, tendo esta sido cedida pelo Governo do Estado, por tempo indeterminado, para uso do Poder Legislativo, mais propriamente para a construção do imóvel, objeto cuja implementação se justifica pela presente argumentação.

Vale ressaltar, ainda, que o imóvel poderá ser usado durante todo o ano, não somente na Expointer, mas também em outros eventos que se realizam no parque, permitindo que a Assembleia esteja mais perto da sociedade neste grandioso evento e nos demais acontecimentos nele realizados, sem a necessidade de se locar ou obter cedência de espaços físicos de terceiros.

Igualmente relevante mostra-se o fato de que a construção da Casa da Assembleia possibilitará a consecução de outras atividades do Parlamento, proporcionando a realização de audiências das Comissões, cursos de aperfeiçoamento técnico, reuniões dos gabinetes parlamentares, encontros de servidores, eventos comemorativos, premiações, confraternizações, etc. 

Assim, consubstanciado nos fatos e nas assertivas acima lançados, venho justificar a construção da mesma.