segunda-feira, 13 de maio de 2019

HISTÓRIA - Construção da Casa da Assembleia Legislativa no Parque de Exposições Assis Brasil - CASA DA COOPERAÇÃO







Construção da Casa da Assembleia Legislativa no Parque de Exposições Assis Brasil - CASA DA COOPERAÇÃO 

Roberto Rech – Diretor do Forum Democrático de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do RS - 2010


Justificativa:
Venho, pela presente, trazer relevantes considerações acerca da construção da Casa da Assembleia Legislativa no Parque de Exposições Assis Brasil, localizado no município de Esteio, valendo ressaltar, antes de mais nada, que neste parque se realiza anualmente a maior feira do agronegócio da América Latina – EXPOINTER.

A sede da Expointer possui área de 141 hectares, com toda a infra-estrutura para receber seus visitantes e expositores. O Parque conta com 45,3 mil metros quadrados de pavilhões cobertos, 70 mil metros quadrados de área para exposição, 7 mil vagas para estacionamento interno com seguro, 19 locais para julgamentos, 9 locais para leilões, restaurantes e lancherias, posto médico, auditórios, agências bancárias e de câmbio, agências de turismo, postos de correio, telefones públicos, internet, etc.

A grandiosidade da Expointer se verifica, além das vultosas negociações, com a comercialização de animais, maquinários e implementos, pela realização de mais de 400 eventos paralelos, seminários, palestras técnicas, premiações, provas de animais, shows, lançamentos de novas tecnologias e demais atrações, que garantem o sucesso desta exposição perdurar por mais de 32 anos.

Na edição 2009 participaram todos os 26 estados brasileiros, com expositores de máquinas e animais e delegações, bem como representantes de diversos países: México, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Suíça, Turquia, Venezuela, Quênia e Zâmbia.

Diante de todo o exposto, mostra-se cristalina a necessidade e a importância da participação da Assembleia Legislativa no evento, o que vem ocorrendo há muitos anos.

Considerando os gastos que o Poder Legislativo vem despendendo nas suas inúmeras participações na Expointer, quantia aproximada de R$ 70.000,00 (setenta mil reais) por ano, e a relevância do evento, mostrou-se premente a busca de  soluções que tornasse a atividade da Assembleia mais efetiva e menos onerosa.

Chegou-se, por consenso, através de votação unânime da Mesa Diretora da Casa, que seria válida a construção da Casa da Assembleia na Expointer, projeto orçado em aproximadamente R$ 400.000,00, valor equivalente ao gasto que seria efetuado em 6 edições do evento.

Além da questão econômica, que resta evidente no quadro em tela, outros fatores merecem destaque para que o projeto saia do papel e se torne realidade.

A área onde será construída a Casa da Assembleia está localizada em um dos mais valorizados pontos do parque, com fácil acesso, tendo esta sido cedida pelo Governo do Estado, por tempo indeterminado, para uso do Poder Legislativo, mais propriamente para a construção do imóvel, objeto cuja implementação se justifica pela presente argumentação.

Vale ressaltar, ainda, que o imóvel poderá ser usado durante todo o ano, não somente na Expointer, mas também em outros eventos que se realizam no parque, permitindo que a Assembleia esteja mais perto da sociedade neste grandioso evento e nos demais acontecimentos nele realizados, sem a necessidade de se locar ou obter cedência de espaços físicos de terceiros.

Igualmente relevante mostra-se o fato de que a construção da Casa da Assembleia possibilitará a consecução de outras atividades do Parlamento, proporcionando a realização de audiências das Comissões, cursos de aperfeiçoamento técnico, reuniões dos gabinetes parlamentares, encontros de servidores, eventos comemorativos, premiações, confraternizações, etc. 

Assim, consubstanciado nos fatos e nas assertivas acima lançados, venho justificar a construção da mesma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário