sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Ele é o que melhor (entre poucos) defende o cooperativismo no Brasil. (Otrebor Hcer).




Ele é o que melhor (entre poucos) defende o cooperativismo no Brasil. (Otrebor Hcer).

Sete PRINCÍPIOS que justificam o merecimento do apoio do cooperativismo.

Cooperativa Santa Clara Projeto “Histórias das Porteiras” inicia apresentações da circulação 2014



A peça teatral “Histórias das Porteiras” já iniciou suas apresentações da circulação 2014, levando às crianças conhecimentos sobre o cooperativismo, história dos imigrantes, mitos e lendas, somados à importância das atividades rurais. As cidades de Carlos Barbosa e São Pedro da Serra foram as primeiras a receber a peça, nos dias 26 e 27 de agosto. A peça passará por 12 cidades até novembro deste ano, com expectativa de que mais de 10 mil alunos do Ensino Fundamental assistam às apresentações.
A abertura aconteceu em Carlos Barbosa, no dia 26. A apresentação ocorreu no ginásio da Escola Estadual Elisa Tramontina e contou com a presença do presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogerio Bruno Sauthier, que destacou a importância do projeto e o interesse da Cooperativa em investir em temas que enfoquem a sustentabilidade, além de agradecer a participação dos alunos.
No dia 27, foi a vez do município de São Pedro da Serra receber duas apresentações, uma pela manhã e outra à tarde, no Centro Comunitário. Ao final das apresentações, os alunos receberam uma revista com atividades pedagógicas produzida especialmente para o projeto, que de forma divertida fala mais sobre o campo, a cidade, o cooperativismo e os personagens do teatro.
Até novembro a peça passará ainda por Cotiporã, Estação, Fagundes Varela, Garibaldi, Nova Roma do Sul, Parai, Selbach, Tapera, Veranópolis e Vila Maria, além de retornar a Carlos Barbosa.
A peça teatral "Histórias das Porteiras", fez um grande sucesso em 2013. Mais de 4 mil pessoas assistiram às apresentações que aconteceram durante a 9ª Expoclara, em Carlos Barbosa, e o projeto recebeu o prêmio Top Sustentabilidade no Top de Marketing, da ADVB/RS, pela sua contribuição para a sociedade em virtude do incentivo à permanência do jovem no campo e à valorização das atividades rurais.
O Projeto "Histórias das Porteiras - Circulação 2014" é financiado pelo Pró-Cultura RS, Secretaria da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com Produção Cultural da Steffen Projetos e Eventos e patrocínio da Cooperativa Santa Clara.

SINOPSE “HISTÓRIAS DAS PORTEIRAS”

“Histórias das Porteiras” é um espetáculo teatral que resgata histórias reais e imaginárias da vida do homem no campo. No espetáculo, três crianças transformam as tradições, crenças e mitos de quem vive no meio rural em jogos e brincadeiras. A alegria de vivenciar e reinventar estes fatos aborda a relação do homem com a natureza de forma interessante e prazerosa, transformando a montagem em uma experiência viva e divertida, típico de quem ama e respeita a terra.


A produção é do diretor Marcelo Bulgarelli e o elenco é composto pelos atores Carla Reis, Marcelo Branchine Wasen, Gustavo Freitas, Luiz Alves e Rodrigo Lahm Batista.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Chimarrão: simbolo da COOPERAÇÃO



VEM Aí o livro sobre os símbolos culturais e ecológicos do Rio Grande do Sul. 
Versão português/francês.


A coleção reúne nove símbolos gaúchos: a árvore é a erva-mate (lei 7.439/1980); a bebida é o chimarrão (lei 11.929/03); a ave é o quero-quero (lei 7.418/1980); a flor é o brinco-de-princesa (decreto 38.400/98); o animal é o cavalo crioulo (lei 8.26/02); a planta medicinal é a marcela (lei 11.858/02); a escultura é a estátua do laçador (lei 12.992); a gaita é o instrumento símbolo (lei 13.513); e, as Carreiras de Cavalos em Cancha Reta o esporte equestre símbolo (lei 14.525).  
Autores: Giovani Cherini/Roberto Rech

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Todo o cooperativista tem que entender que, as vezes, é preciso ceder. Assista a "lição".


A PONTE - curta metragem Reflexão sobre GENTILEZAS e HUMILDADE

Um curta sobre Gentileza criado pela ilustradora Ting Chian They, para a Academia de Artes Universal [Academy of Art University].
 

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Eduardo Campos defendia o cooperativismo

Eduardo Campos esteve acompanhado do ex-deputado federal Odacir Zonta, assessor da OCB


O candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, morto aos 49 anos em um acidente de avião nesta quarta-feira (13) em Santos (72 km de São Paulo), defendia o cooperativismo. No dia 22 de abril deste ano  ele visitou Santa Catarina. Campos foi conhecer  trabalho realizado pelas agroindústrias e cooperativas do Oeste catarinense. Campos foi recepcionado pelo  presidente da Cooperalfa, Romeo Bet .
Trajetória de Campos - Eduardo Henrique Accioly Campos (49) era casado com Renata Campos e tinha cinco filhos. Formado em economia pela UFPE.
Campos teve uma carreira de sucesso na política pernambucana, chegou a ser ministro e tentava a Presidência da República. Começou a militância política como presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Economia da UFPE. Em 1986, participou ativamente da campanha que elegeu Miguel Arraes, seu avô -- morto há exatamente nove anos --, para o Governo de Pernambuco. Ele entrou no PSB em 1990, quando foi eleito deputado estadual. Quatro anos depois, chegou ao Congresso Nacional, mas não chegou a assumir, ficando no Estado nos cargos de Secretário da Fazenda entre 1995 e 1998.
Ainda em 1998, voltou a vencer a disputa para a Câmara, sendo o mais votado do Estado (173 mil votos). Em 2002, fez campanha para o então candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva. No Congresso, Eduardo Campos destacou-se como articulador do governo Lula. No ano seguinte, tomou posse como ministro de Ciência e Tecnologia.

Em 2005, Eduardo Campos assumiu a presidência nacional do PSB, onde permanecia até o acidente desta quarta-feira (13). Em 2006, numa disputa acirrada, venceu a eleição para o Governo de Pernambuco. Em 2010, disputou a reeleição e obteve a vitória no primeiro turno com mais de 82% dos votos válidos. 

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

DIA ESTADUAL DA MULHER COOPERATIVISTA



Lei  nº 5785/2010 de autoria do Deputado Paulo Ramos, institui no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, o “Dia Estadual da Mulher Cooperativista” a ser comemorado  no dia 25 de março de cada ano.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Secretário sai em defesa das cooperativas de leite

Fioreze diz que ocorrência deveria ter sido trabalhada melhor em Brasília
 

                                                

O secretário de Estado da Agricultura, Claudio Fioreze, recorreu ao Twitter para opinar sobre a divulgação feita pelo Ministério da Agricultura (Mapa) a respeito da identificação de álcool etílico nas cooperativas lácteas gaúchas Piá e Santa Clara. Fioreze afirmou que o Mapa se “precipitou” em relação ao episódio. Em entrevista ao Jornal do Comércio, ele justificou o posicionamento adotado: “Estou saindo em defesa dessas cooperativas porque são empresas sérias, idôneas, têm história. Meu papel, como secretário da Agricultura, é prestar esclarecimentos para a comunidade rio-grandense. Eu estou prestando os meus e o Ministério da Agricultura os deles. As pessoas vão formar seus juízos”. JC

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

EM DEFESA DAS COOPERATIVAS PIÁ E SANTA CLARA - Deputado cooperativista Giovani Cherini usou a Tribuna da Câmara dos Deputados


O deputado federal Giovani Cherini usou a tribuna da Câmara dos Deputados ontem (6) para defender duas tradicionais cooperativas gaúchas, a PIÁ e a SANTA CLARA , denunciadas pela possível presença de álcool etílico no leite, segundo análises realizadas pelo Ministério da Agricultura. 
“Quero dizer  que sou consumidor dos produtos fabricados pelas duas cooperativas e vou continuar consumindo, sem problemas, pois conheço com profundidade a qualidade e a segurança do leite e de seus derivados”, afirmou.
Segundo o deputado, as cooperativas recebem somente matéria prima que atende a todos os padrões legais. No caso levantado pelo MAPA, todos os testes haviam sido realizados no laboratório das cooperativas, inclusive o da presença de álcool etílico, e nada se constatou de irregular. Antes de entrar na indústria, os mesmos testes  foram novamente realizados, certificando que o leite estava dentro dos padrões normais.
“ Dá para acreditar que duas cooperativas, uma centenária e a outra com mais de meio século de existência, com milhares de associados, colocariam em risco a sua credibilidade dessa forma?  Os dirigentes jamais seriam coniventes com qualquer adulteração do produto”, reiterou.
A repercussão da fala  do deputado Giovani Cherini deu resultados. Nesta manhã, já aconteceram várias manifestações de jornalistas   e do próprio secretário Estadual da Agricultura, Claudio Fioreze sobre o assunto. Segundo ele, o Ministério da Agricultura se precipitou na divulgação do caso do álcool encontrado em lotes de produtos da Piá e da Santa Clara.

Giovani Cherini - Deputado Cooperativista. Sócio de 6 cooperativas. Presidente (licenciado) da Cooplíder. Autor da lei nº 11.829/2002 que cria a Política Estadual do Cooperativismo, inédita no Brasil. Idealizador da legislação estadual cooperativista.  (Lei n° 11.995/2003 e Decretos nºs 43.168/2004 e 43.876/2005). Vice-Presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo do Congresso Nacional. Relator do ATO COOPERATIVO. Relator do PL  3.067, que autoriza  o acesso de instituições financeiras oficiais, agências de desenvolvimento oficiais, bancos de desenvolvimento oficiais, bancos cooperativos e confederações e centrais de cooperativas de crédito aos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para fins de concessão de crédito rural.


terça-feira, 5 de agosto de 2014

EU ACREDITO NA SANTA CLARA

 

Eu não vou jogar no lixo a minha consideração pelos produtos fabricados pelas Cooperativas Piá  e Santa Clara (mais antiga Cooperativa de laticínios em atividade no Brasil) em função da notícia que foi veiculada há pouco pela imprensa. Sei da qualidade dos produtos que ambas fabricam. Os dirigentes jamais seriam coniventes com a adulteração do produto. A preocupação em produzir o melhor leite é tanta que, recentemente a revista Pro Teste, editada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, elegeu o leite UHT desnatado Santa Clara como o melhor leite para consumo.  A publicação realizou testes com 20 marcas brasileiras de leite UHT, dez na versão integral e dez na versão desnatado. Os testes foram feitos em laboratório para averiguar teor de gordura, rotulagem, higiene, isenção de fraudes e nutrientes. Também foram realizados testes com consumidores, que avaliaram aroma e sabor do produto.  O leite UHT desnatado Santa Clara conquistou a pontuação mais alta entres todas as marcas testadas, incluindo desnatados e integrais. Este produto também foi eleito o melhor nos quesitos sabor e aroma, segundo os consumidores.

Especialista garante: álcool etílico no leite não faz mal à saúde - A garantia é do professor de Microbiologia de Alimentos da UFRGS Eduardo Cesar Tondo. Especialista no controle de qualidade de alimentos, ele explica que o álcool etílico costuma ser acrescentado ao leite para mascarar a adição de água no produto.

Continuo consumindo produtos PIÁ

A Cooperativa Agropecuária Petrópolis (Piá), de Nova Petrópolis, foi convidada, pelo Ministério Público, para prestar esclarecimentos sobre irregularidades em dois lotes de leite UHT e um de requeijão produzidos pela empresa. Acontece que, durante o serviço de inspeção da Superintendência do Ministério da Agricultura, no dia 15 de julho, foi feita a identificação da presença de álcool etílico em amostra de leite cru refrigerado, o que levou à interdição do posto de refrigeração da empresa em Vila Flores.  Eu sou um consumidor dos produtos Piá e disso não abro mão. A cooperativa Piá alega que em análises internas e nas amostras enviadas para análise externa — em laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura — não foi constatada irregularidade. Ainda assim, de acordo com a cooperativa, os produtos listados pelo ministério que ainda estiverem no mercado serão recolhidos. Sei das qualidades dos produtos Piá. 

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

COOPERATIVAS E INDEPENDÊNCIA ENERGÉTICA

 
PROJETO BRASIL SUSTENTÁVEL, PARANÁ BRASIL
21 de agosto – Curitiba – Parque Barigui
22 de agosto – Ponta Grossa – Centro de Cultura
23 de agosto – Workshop – Ponta Grossa – Faculdade União
 
COOPERATIVAS E INDEPENDÊNCIA ENERGÉTICA
ENERGIAS RENOVÁVEIS NAS COMUNIDADES RURAIS

• Energia Solar – Principios e Aplicações
• Modelo de um projeto de um sistema fotovoltaico
• Sistemas fotovoltaicos de abastecimento de água para uso comunitário
• Energia elétrica renovável em pequenas comunidades
• Energia solar térmica e desenvolvimento rural
• Microgeração de energia e cooperativas de energias renovaveis
• Aplicações práticas da energia solar na agricultura
• Energia solar e eco-turismo

Na apresentação e workshop elaborado pelo Instituto Nikola Tesla são apresentadas as técnicas de fornecimento de energia elétrica, principalmente para o meio rural, utilizando-se energia solar. Dada a grande demanda por energia, as fontes energéticas, renováveis e de eficiência energética são viáveis e necessárias, pois podem reduzir desperdícios e ampliar o acesso. A aplicação de tecnologias de geração de energias renováveis é considerada um dos vetores do desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais das regiões brasileiras. Muitas comunidades e propriedades rurais não têm acesso à energia elétrica, por estarem distantes dos centros urbanos. Para acessar energia suficiente para manter a eficiencia de produtor rural, ajudando baixar custos de produçao, a irrigação através da energia solar fotovoltaica apresenta-se como uma das soluções definitivas para agricultura e comunidades sem acesso a rede elétrica. O Instituto apresenta modelos de microgeração de energia usando energia solar com foco no fortalecimento da economia local e segurança energética de cooperativas de produtores familiares e comunidades isoladas.
INSTITUTO DE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS NIKOLA TESLA, BRASÍLIA...
BORIS PETROVIC – PRESIDENTE DO INSTITUTO http://www.tesla.org.br/
Inscrição e contato: Planeta Azul Sustentável (42) 9944-3664, 3229-1063