quarta-feira, 26 de maio de 2021

FRENTE PARLAMENTAR DE PRATICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE APOIA O CONBRASIE 2021 - INSCRIÇÕES ABERTAS

 


Deputado Giovani Cherini 

Inscrições abertas

O coordenador da Frente Parlamentar, deputado federal Giovani Cherini, destaca a importância do evento, que está em consonância com as pautas da Frente Parlamentar Mista em Defesa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e da Felicidade – Frente Holística, e posiciona-se alinhado ao trabalho parlamentar em defesa da prevenção em saúde e da potencialização das PICs.

O CONBRASIE 2021 é coordenado pela UNB, em parceria com a UFJ, ESCS, UFG, UFMG, além da Representação Brasileira da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).

O CONBRASIE 2021 será realizado do dia 3 ao dia 5 de junho, de forma remota e gratuita, e conta com palestrantes como Adalberto Barreto e Monja Coen.

Haverá a publicação de Anais na Revista HRJ (CPLE/ESCS/FEPECS), sendo possibilitada a participação de acadêmicos, profissionais e praticantes.

A certificação do evento será emitida por instituições parceiras.

As inscrições e submissões vão até o dia 1º de junho de 2021, via SIGAA UnB. Todos podem se inscrever, o evento é multidisciplinar.

Para conhecer e saber mais sobre o evento, acesse @conbrasie ou acessar https://linktr.ee/CONBRASIE

 

Programação do evento:

Dia 3 de junho’

18h: Mesa de abertura com a reitoria da UnB e da UFJ.

18h30: A Saúde Integrativa - Dr. Ricardo Ghelman.

19h20: Saúde Integrativa sob o olhar da Atenção Psicossocial - Dr. Adalberto de Paula Barreto

20h10: Produção Popular da Saúde - Renata Regina (Doula)

21h: Atravessamentos da Espiritualidade na Saúde - Dr. Alexandre Serafim

Dia 4 de junho

18h10: Medicina Tradicional Chinesa - Dr. Jou Eli

19h: Terapia Ayurvédica - Margarete Mota

19h50: Acupuntura e suas Aplicações - Nubia Amado

20h40: Cuidados Paliativos e a Ressignificação da Vida - Jussara

 Dia 5 de junho

18h: Panorama Internacional da Saúde Integrativa - Dr. Rafael Dall Alba (OPAS/OMS)

18h30: A prática da Meditação e os seus Contextos; - Monja Coen e Monge Yakusan

19h20: A morte e o Luto: Múltiplas Abordagens - Monge Yakusan

20h10: Sabedoria Popular da Plantas: a saúde integral do ser acessível a todos.- Glória Vijaya Dévi

21h: Medicinas Tradicionais Indígenas. - Pataxó Ubiraci

22h: Encerramento do CONBRASIE 2021 – George Caetano e Beatriz Vilela (Presidentes do CONBRASIE 2021).

 


terça-feira, 25 de maio de 2021

Bancada Gaúcha realiza entrega histórica de tratores às escolas agrícolas

 

Deputado Giovani Cherini, coordenador a Bancada Gaúcha 

Foram entregues 19 tratores agrícolas de um total de 33


Roberto Rech, Deputado Giovani Cherini e Fritz Roloff


As escolas técnicas agrícolas receberam, nesta segunda-feira (24), um dos maiores reforços da sua história. Em ato conduzido pelo Governador Eduardo Leite e pelo Líder da Bancada Gaúcha, Deputado Giovani Cherini, no Centro Administrativo do Estado, foram entregues 19 tratores 4 x4, com ar-condicionado, às escolas agrícolas, contemplando um total de 33 unidades, resultado da emenda da Bancada Gaúcha, no valor de R$ 30 milhões. Além dos tratores, estão sendo adquiridos caminhões, camionetas, equipamentos, implementos e outros itens, beneficiando 27 instituições estaduais de ensino.

Para o coordenador da Bancada Gaúcha, Deputado Federal Giovani Cherini, o ensino técnico agrícola necessitava desse apoio para melhorar ainda mais a sua qualidade. “Agradeço aos  trinta e um deputados e três senadores pela disposição e por apoiarem as nossas escolas, completou o deputado, que há sete anos lidera a Bancada Gaúcha e coordena a Frente Parlamentar do Ensino Técnico no Congresso Nacional.

Cherini também agradeceu a Secretaria da Educação, em especial, o atual superintendente, Josias Nunes e o  diretor técnico, Francisco Carlos dos Santos.

Os equipamentos, como plantadeira, grades, ensiladeiras, pulverizadores  entre outros, já estão sendo entregues às escolas desde março. Nos próximos meses, chegarão às instituições, tratores, kits de energia solar, motosserras, computadores, caminhões, camionetas, kit para apicultura e mais uma infinidade de itens para incrementar as nossas escolas técnicas agrícolas.

Trabalharam também para a viabilização da ação as seguintes entidades e seus integrantes: Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (AGPTEA) e seu presidente, Fritz Roloff; o Conselho de Diretores das Escolas Agrícolas Estaduais com o seu presidente, Luiz Carlos Cossmam; o Sindicato dos Técnicos Agrícolas do RS (Sintargs) e seu presidente, Luiz Roberto Dalpiaz Rech; e os ex-superintendentes da Suepro, Mauro Rosso e Luís André Sasso.

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Deputado Paparico Bacchi protocola projeto para estimular o voluntariado


Proposta do líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa prevê criação de
cadastro estadual e ressarcimento de despesas para voluntários.

O deputado Paparico Bacchi (PL) propõe a criação de um cadastro estadual de voluntários no Rio Grande do Sul. O Projeto de Lei nº 83 /202, que altera a Lei n° 11.732, de 9 de janeiro de 2002, foi protocolado no mês de abril e aguarda parecer na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. Entre os objetivos da proposta, está a inclusão do direito de o prestador de serviço ser ressarcido pelas despesas efetuadas no desempenho das atividades voluntárias.

Pessoas estão disponíveis e são capacitadas

Paparico Bacchi argumenta que o serviço voluntário é indispensável para muitas pessoas, famílias e instituições. O parlamentar que preside a Frente Parlamentar em Defesa das Apaes (Freapaes), ressalta que muitas pessoas estão disponíveis e são capacitadas para esta missão de ajudar ao próximo, porém restam desestimuladas a serem voluntárias, já que acabam por ter que arcar com todas as despesas da referida prestação de serviço.

“O serviço voluntário, além do inestimável bem social que alcança à população carente, também se mostra altamente recomendável para que os próprios voluntários tenham uma ocupação, sintam-se devidamente valorizados pelo seu trabalho e também exercitem os cuidados com a própria saúde mental, indispensável neste período de pandemia”, reforça o líder da bancada do Partido Liberal.

 Importância do cadastro estadual

O autor do projeto de lei destaca, ainda, que a criação de um cadastro estadual de voluntários, facilitará a escolha e a destinação do voluntário, de acordo com as suas aptidões e necessidades de quem receberá a prestação do serviço. “O cadastro de voluntários também servirá como instrumento de fiscalização e controle das atividades desenvolvidas, além de servir como mecanismo legal para requisição do pagamento das despesas junto ao órgãos ligados à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos”, pontua Paparico Bacchi.

 Entre as despesas que poderão ser ressarcidas estão deslocamento, hospedagem e alimentação do voluntário, geradas exclusivamente no exercício da atividade cadastrada, obedecidos os requisitos e condições estabelecidas em regulamento.

  Saiba mais

A legislação que criou o voluntariado junto ao serviço público estadual entrou em vigor no dia 10 de janeiro de 2002. A lei sancionada pelo governador Antonio Britto estabelece que qualquer cidadão, maior de dezesseis anos de idade, poderá se inscrever como voluntário para prestar serviços junto aos diferentes órgãos públicos do Estado, por no mínimo por duas horas semanais.