O Blog abre com este fato: Um cooperativista de “pura cepa” comentou dia desses. “Dificilmente, neste rincão de Deus, vai aparecer alguém com tanta coragem para propor a união de todos os gaúchos através da Cooperação. Este com sujeito referia-se ao Cooperação: O Rio Grande Acima das Diferenças, programa de gestão, idealizado pelo então presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado cooperativista Giovani Cherini. Eu tive o privilégio de coordenar o Programa através do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional e não tenho dúvidas de que o nosso Estado passou a viver um novo momento político depois do “Cooperação”. Os ELOS (verde, amarelo e vermelho – as cores do Rio Grande), tinham como objetivos irmanar as pessoas em torno de objetivos comuns, neste caso, o de cooperarem umas com as outras. Lembro que foi “osso duro” convencer a agência de propaganda contratada pela AL, para adoção dos Elos como símbolo do Programa. Os publicitários queriam uma “ferradura”, como símbolo.
O ‘Cooperação” andou pelo Rio Grande mostrando a pujança do nosso cooperativismo. Emocionante foi a festa de encerramento. Mais de 700 pessoas estiveram presentes no evento final do Programa Cooperação realizado no Teatro Dante Barone, no dia 26 de janeiro, com a participação de cooperativas, cooperativistas, Poder Executivo, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas. Um evento a altura da cooperação, homenageou 41 cooperativas e entidades que se destacaram no setor cooperativista consolidando o programa de gestão da Casa.
Entre as entidades agraciadas: Sicredi Pioneira – como a cooperativa mais antiga do Brasil e Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Pioneira da Serra gaúcha, em Nova Petrópolis, Capital Nacional do Cooperativismo; Cotribá – como a cooperativa agropecuária mais antiga do Brasil em atividade; Creluz – pelo mérito internacional de meio ambiente; Coopersocial – pelo case Cooperação com Amor; Certel energia – pelo case Meio Ambiente Protegido; Cotrijal – pelo destaque na agricultura de precisão; Coopeeb – pelo destaque na formação de jovens para o mundo do trabalho; Cootravipa – pelo trabalho social de inclusão social; Fecovinho – como o elo que une as cooperativas; Central Sicredi Sul – pela campanha de TV Quem Coopera Cresce; Federação Unimed – pela atuação na saúde hospitalar; Coprel – pelo case O Coprelito que ensina; Fecoagro – pelo trabalho na defesa da agropecuária; Coagrisol – pelo modelo de parceria; Cosidra – pela defesa do trabalho; CCGL – pela justiça fiscal; Cooperativa Piá – situada em Nova Petrópolis, Capital Nacional do Cooperativismo; Construcia - situada em Nova Petrópolis, Capital Nacional do Cooperativismo; Frencoop de Farroupilha – pela política para a cooperação; Condon Farroupilha – pela construção em parceria; Camol – pelo programa de rádio A Voz do Cooperativismo; Cotripal – pelo destaque de notícias em veículos de comunicação impresso; Consulati – como referência do cooperativismo na Metade Sul do Estado; CAAL – pelo case Um Exemplo de Sequestro de Carbono; Uniodonto Federação – pelo case Quem Sorri Vive Melhor; Unicred Central – pelo projeto financiando a saúde; Coopatrigo – pelo cooperativismo missioneiro; CCN – pelo case Esforço pela união; Cecrers – pelo exemplo de crédito mutualista; Cootril – pelo case Transportando a Riqueza Cooperativa.
Campanha permanente na progrediu: Com o slogan O Cooperativismo faz bem, a Assembleia Legislativa e o Sistema Ocergs-Sescoop/RS lançaram campanha que objetivava chamar a atenção da sociedade para o trabalho desenvolvido pelas cooperativas, especialmente nos ramos agropecuário, crédito, trabalho, loja de marcenaria em Porto Alegre, saúde, educação, transporte, consumo, eletrificação rural e produção.
A Placa alusiva ao histórico programa Cooperação: O Rio Grande acima das diferenças encontra-se fixada em espaço no Vestíbulo Nobre do Palácio Farroupilha. Confira
Nenhum comentário:
Postar um comentário